B2B

B2B
Janeiro 2, 2015 admin

B2B é mais um acrónimo adoptado pelo mundo da tecnologia. Ao que tudo indica terá sido Shakespeare um dos prematuros proponentes deste conceito de negócio, algo que poderá ser comprovado por uma das suas mais célebres frases “… B or not 2 B“.
Recentes descobertas trouxeram a público a verdadeira acepção da expressão – “business to business”, significando negócios entre empresas. O conceito do comércio electrónico B2B, ou entre empresas, pode ser definido como a substituição dos processos físicos que envolvem as transacções comerciais, por processos electrónicos. Surge acente em e-marketplaces ou portais que são plataformas tecnológicas com base na Internet onde compradores e fornecedores se encontram e transaccionam em tempo real.
De entre os benefícios anunciados por este novo modelo de negócio temos para o comprador:
– Maior controlo da compra;
– Eficiência de processo;
– Melhor gestão do capital circulante;
– Redução no preço do produto;
para o fornecedor:
– Aumento das vendas;
– Menos custos operacionais;
– Menos custos de capital;
– Eficiência da venda;